domingo, 4 de outubro de 2009

O QUE É DOENÇA FALCIFORME?


A doença falciforme é a doença genética mais comum em nossa população. Ela é transmitida aos filhos pelo pai e pela mãe através dos genes. Os genes são elementos celulares que têm a informação sobre a formação do corpo. Eles podem sofrer mutação e transmitir a informação diferente. As pessoas com anemia falciforme receberam da mãe ou do pai o gene para hemoglobina diferente, chamada hemoglobina "S".  Quando alguém recebe este gene do pai e da mãe é chamado de "SS" e tem doença falciforme.

Os glóbulos com hemoglobina "S" podem adotar a forma de foice ou meia lua. Essas células em forma de foice têm dificuldade para passar pelos vasos sanguíneos, diminuindo a circulação do sangue nos pequenos vasos do corpo, promovendo a diminuição da circulação e provocando, desta forma, lesão nos órgãos causando dor, destruição dos glóbulos vermelhos, icterícia (olhos amarelados) e anemia (palidez). Estes fatores predispõem as pessoas a complicações sérias como AVC (derrame cerebral), infecções, úlcera de perna de difícil cicatrização, crises de dores intensas que não cedem com analgésicos usuais, sendo necessário, às vezes, o uso de morfina.

O diagnóstico da doença falciforme pode ser feito no bebê logo após o nascimento, através do TESTE DO PEZINHO. Já nos adultos e nas crianças maiores é feito pelo teste de afoiçamento e sua confirmação pelo exame de eletroforese de hemoglobina.

Maiores informações poderão ser obtidas no
Grupo de Trabalho de Controle da Doença Falciforme
Tel.: (0XX21) 2299-9769


Nenhum comentário: