quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESTUDANTES DE MARAMBAIA LUTAM PRA CHEGAR À ESCOLA

No dia 21 de Setembro, precisei ir a São Gonçalo e, por volta das 12 horas, fiquei esperando o ônibus 39, da Viação Tanguá, que levou aproximadamente 30 minutos para passar. Detalhe: esse é o horário de pico para os estudantes se deslocarem até suas escolas. Marambaia não tem escola pública de ensino médio e justamente no horário de maior necessidade, a Viação Tanguá retira os ônibus. O que acontece? Os estudantes das escolas Estephânia de Carvalho e Pablo Neruda, Pandiá Calógeras, Adino Xavier e Clélia Nanci, entre outras, tem que se espremer em um único ônibus que passa nesse horário.

Às vezes, para completar, vem esse ônibus pequeno e caindo aos pedaços que é para espremer mais ainda. A proporção da linha 40 - Apolo III - para a linha 39 - Marambaia - é de, pasmem, 4 para 1, afinal o bairro do Apolo III tem representação política na câmara de vereadores, enquanto Marambaia não. Já teve ocasião em que eu contei 10 da linha 40 para 1 da linha 39. ABSURDO! Como querem que o ensino público seja de uma qualidade melhor se os estudantes sequer conseguem chegar às escolas? Para quem não sabe, uma das exigências do COI - Comitê Olímpico Internacional é que o nível de escolaridade suba até 2014 para que em 2016 as olimpíadas possam acontecer. Não é só uma questão de melhorar salário de professores. Tem que melhorar muitas outras coisas mais. Transporte é uma delas.
  
A Viação Tanguá tem ônibus novos e no dia 21 de setembro, era um desses ônibus e se não fosse isso muitos estudantes teriam ficado à pé, sem condições de chegar na escola na hora certa. Há muito eu venho dizendo que Marambaia precisa de uma escola de ensino médio e um pré-vestibular público, mas de qualidade, porque sem qualidade, já chegam as escolas de ensino fundamental - é só ir no site do MEC ou do TODOS PELA EDUCAÇÃO pra ver o índice. POR ESSAS E POR OUTRAS RAZÕES QUE O ENSINO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SÓ PERDE PARA O PIAUÍ. PODE ISSO, GENTE? Dá pra debater evasão escolar fechando os olhos ao todo? Não é só trocando a Secretária de Educação que vamos resolver o problema. Há anos as empresas de ônibus do estado fazem o que querem. E em Marambaia o transporte é de PÉSSIMA, eu disse PÉSSIMA qualidade. Mas o povo pode, e deve reclamar. Está no seu direito. COBREM E COBREM E COBREM!

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES
www.antt.gov. br

SECRETARIA ESTADUAL DE TRANSPORTES - RJ
www.sectran.rj.gov.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES DE SÃO GONÇALO
e-mail: transporte@pmsg.rj.gov.br

JORNAL O SÃO GONÇALO ON LINE
www.osaogoncalo.com.br

JORNAL O FLUMINENSE
www.ofluminense.com.br


imagens extraídas do Google





   

Um comentário:

Pink disse...

Esse problema so tem se agravado,os estudantes sofrem e os idosos tbm(aguardando o busao debaixo de um sol de meio-dia ou entao na chuva), com a implantaçao desses onibus(juniors)so tem vez os que pagam... porque aqueles que tem direito eu disse Direito a passagem gratuita se F...dem.(nao podemos esqueçer que muitos perderam seus empregos, vendo que o motorista é sobrecarregado, dando o troco fazendo o trabalho dele e do cobrador né)...Mas porque investir na educaçao e no conforto dos estudantes , praque incentivar os jovens a sairem de suas casas p ir a escola? O sistema prevê tudo por tras de nossas costas,nao é a toa que o Brasil tem esse indice vergonhoso que 25% da populaçao brasileira é alfabetizada. E é dessa forma que esses canalhas se elegem , reelegem e os problemas ficam da forma que estao e pioram a cada dia , pois como o futuro da naçao normalmente deveria estar nas maos dos jovens , mas esses que por sua vez sao colocados a margem de tudo que agente pode imaginar , sem apoio, sem base , sem informaçao suficiente(o objetivo central é deixa-los alienados mesmo) ... é do interesse do governo que esses alunos nao cheguem à escola ... pois quanto menos informados eles sao mais facil de se manipular,"comprar" com essas promessas de arnaque(eca).Putz que vergonha, em pensar que nasci nesse pais de caos.