quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ALCÂNTARA É A PRIVADA DO INFERNO

Me desculpem os moradores do Alcântara, em São Gonçalo, mas a realidade é essa: Alcântara, do jeito que está é sim a privada do inferno. Diziam que o Haiti era a cozinha do inferno, mas Alcântara consegue ser mil vezes pior. Já circulei por vários municípios da Baixada Fluminense e nenhum se assemelha a isto. Se eu fosse um comerciante do bairro, não pagaria nem um centavo de imposto. Os camelôs, muitos com produto pirata, invadem as calçadas e ruas. Tem barzinho que enche a calçada inteira de mesas e cadeiras, toma posse mesmo. Tem loja que faz muro na calçada, fechando a passagem dos transeuntes. Nessa época, então, Alcântara fica intransitável. Não tem fiscalização de postura, a guarda municipal quando aparece é para bater papo nas esquinas, juntar grupinho e não fiscalizar nada. As vans e ônibus fazem o que querem. Sujeira pra todo lado a ponto das ruas cheirarem mal. É UM DESGOVERNO SÓ! SÃO GONÇALO TEM GOVERNO? EU NÃO ESTOU VENDO. SERÁ QUE NÃO SERIA A HORA DE REPENSAR A EMANCIPAÇÃO DO ALCÂNTARA? É o maior centro comercial de São Gonçalo e, consequentemente sua maior arrecadação. Vale a pena ter loja em Alcântara? Eu choro quando tenho que ir lá. Vou pro Centro de São Gonçalo - não que seja muito melhor, mas é menos pior -, vou pro Rio, pra Itaboraí - que não tem quase nada -, mas fujo do Alcântara.

A última enchente foi desastrosa para o bairro. Consequencia do descaso, do abandono, das inúmeras PRACINHAS DE LIXO - porque essa é uma verdade: a atual prefeita adora praças, mesmo que seja de montes de lixo -, da falta de fiscalização de postura e falta de planejamento para um bairro que é praticamente uma cidade e que cresce desordenadamente.
Fico imaginando o lugar daqui mais uns anos. Isso me dá arrepios. Vai ser o caos do caos. Me pergunto quanto da arrecadação de impostos é destinada à melhoria do bairro. Quanto dessa carga tributária retorna para o Alcântara? Qual o futuro do Alcântara? Não adianta obra de maquiagem quando o caos já está instalado. É preciso e urgente repensar a manutenção, as áreas do comércio ambulante, a coleta de lixo e a implantação de coleta seletiva de lixo e, principalmente, a fiscalização, sempre, para que o direito de ir e vir do cidadão seja mantido. Atualmente, não dá pra ir pro Alcântara, e se você for, sabe-se lá se virá.

imagens extraídas de: grandealcantara.blogspot.com - gostei muito deste blog. Parabéns ao jornalista Vagner Rosa pelo excelente trabalho. Vou virar visitante assídua.

Um comentário:

nubia disse...

Gente que triste verdade,é triste vê um lugar tão abandonado!!